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Associados em foco
Coral de Natal surpreende clientes com apresentações-relâmpago no Prezunic
Cantores se ‘disfarçam’ de colaboradores e fazem apresentações ao vivo nas lojas do supermercado Você está fazendo compras e, de repente, colaboradores da loja surgem de microfone na mão cantando clássicos de Natal, numa performance digna dos melhores grupos vocais. A surpresa é imediata e, em instantes, o clima de festa toma conta do supermercado. Assim tem sido o mês de dezembro nas lojas do Prezunic. Tradicionalmente, a rede de supermercados carioca promove nesta época, concertos-relâmpago de um coral formado por cantores profissionais, que também atuam no Theatro Municipal do Rio, disfarçados de açougueiro, padeiro, operadores de caixa e outros profissionais típicos do supermercado. Eles cantam e encantam os clientes com músicas clássicas natalinas como "Então é Natal", "Feliz Navidad" e "Bate o Sino", entre outras. Esta ação é conhecida como live marketing (marketing ao vivo) e consiste numa estratégia de interação com o público que gera diálogo entre a marca e o cliente, fomentando o engajamento. “As apresentações do coral acontecem há 10 anos e já são uma tradição em nossas lojas, sempre nos emocionando, contagiando clientes e colaboradores, num clima de festa, integração e harmonia. Encantar as pessoas faz parte do nosso trabalho no Prezunic, e não poderíamos deixar de fazer isso de um modo ainda mais especial na época do Natal”, afirma Gerson Estevam da Cruz, diretor-geral Prezunic e Spid, com exclusividade para a ASSERJ. Num clima de festa e alegria, o grupo realiza entre duas e três apresentações diárias - uma em cada loja. Desde o início de dezembro, 32 unidades do Prezunic já receberam a visita do coral. Até o dia 23, todas as 38 lojas e o Centro de Distribuição da rede terão recebido a visita do coral. Confira a agenda com as próximas apresentações do coral: 20 de dezembro 17h - Prezunic Benfica 18h30 – Prezunic Penha 19h30 – Prezunic Vista Alegre 21 de dezembro 10h – Prezunic Campinho 11h30 – Prezunic Méier 23 de dezembro 17h – Prezunic Pechincha 18h – Prezunic Freguesia
18/12/2024
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Economia
Crise no café leva à preocupação de fraudes: saiba como evitar
Previsão é de preços altos nos próximos meses Maior produtor mundial de café, o Brasil enfrenta uma tempestade que mistura escassez global, alta de preços e riscos crescentes de fraudes. O impacto já é sentido no mercado varejista e pode se intensificar em 2025, tornando o café, item indispensável para milhões de brasileiros, cada vez mais caro. A combinação de secas prolongadas no Brasil, problemas climáticos em outros países produtores e a desvalorização do real tem pressionado a indústria cafeeira de forma inédita. Enquanto o consumidor final ainda é parcialmente protegido por esforços da indústria e supermercados, especialistas alertam que o repasse de custos é inevitável nos próximos meses. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o café moído acumulou alta de 33% nos 12 meses até novembro. Nos supermercados, o pacote de 1 kg, que custava R$ 35,09 em janeiro, agora é vendido por R$ 48,57, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). Diretor executivo da ABIC, Celírio Inácio decreta: a indústria cafeeira está enfrentando desafios significativos não vistos há 48 anos. “É uma realidade que não há solução em curto e médio prazo.” “Marcas fraudadas tendem a crescer” Há ainda outro agravante, que é o do aumento das marcas de café adulterado, colocando em risco a saúde dos consumidores e a reputação dos varejistas, lembra Mario Panhotta, diretor da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé). Ela reúne mais de 20 mil cooperados, sendo mais de 97% deles pequenos produtores que vivem da agricultura familiar, espalhados por mais de 330 municípios no Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas e Vale do Rio Pardo (no estado de São Paulo). “Vale o varejo ficar muito atento nesse momento de crise, pois as marcas fraudadas tendem a crescer, trazendo sérios riscos para os varejistas e consumidores. Temos uma fiscalização e legislação mais atuante e já estamos tendo surpresas desagradáveis nesse sentido”, ele atenta. Ele destaca ainda ser crucial estar atento à origem e qualidade dos produtos, verificando a procedência do café, exigindo dos fornecedores a documentação que comprove a origem e a qualidade do grão; desconfiar de ofertas muito abaixo do mercado, pois podem indicar adulteração, conhecer as marcas que comercializa, pesquisar a reputação dos fabricantes e a qualidade de seus produtos e informar sobre os riscos do café fraudado e a importância de consumir produtos de procedência confiável. “Praticamente inevitável o repasse de preços ao varejo” A pressão sobre a indústria é cada vez maior. Segundo Panhotta, o repasse de custos ao consumidor é praticamente inevitável. “A reposição de estoques está cada vez mais cara, e os preços devem sofrer reajustes mensais pelos próximos seis meses”, prevê. Outro fator complicador é a concorrência global. Com a escassez, indústrias internacionais estão disputando o mesmo café destinado ao mercado brasileiro, o que pode agravar ainda mais o desequilíbrio entre oferta e demanda. "Estamos caminhando para a quinta safra consecutiva com déficits de produção no Brasil e, nos últimos dois anos, também no Vietnã, que é o principal produtor da variedade Robusta. Além disso, é importante destacar que os problemas logísticos globais, que se intensificaram durante a pandemia, ainda não foram totalmente resolvidos. Isso tem gerado altos custos e trazido insegurança em relação ao abastecimento no cenário do café”, detalha Panhotta. “Preços devem sofrer reajustes mensalmente” Celírio Inácio também prevê um cenário desfavorável: “O industrial que sempre trabalhou com a média de preço dos seus estoques conseguia reposições de valores, que o possibilitava ter previsibilidade de custos futuros e, assim, manter a sua competitividade comercial oferecida ao varejo. No entanto, hoje, as suas recompras estão cada vez mais altas encarecendo a oferta ao varejo. Os preços, a partir de agora, devem sofrer reajustes mensalmente, pelo menos pelos próximos seis meses.” A torcida agora, concordam os especialistas, é por chuvas adequadas entre janeiro e março de 2025, período crucial para o desenvolvimento do grão. Condições climáticas favoráveis no Brasil e em outros países produtores são fundamentais para uma safra 2025 exitosa. “Todos os fundamentos possíveis de análises hoje indicam um aumento ou estabilidade do preço do café. Se não houver nenhum fator novo, a melhor hipótese é uma acomodação de preço expurgando o excesso que fomos acometidos nos últimos 10 dias”, conclui Celírio Inácio. Sendo assim, é fundamental que os compradores tenham atenção redobrada neste momento, para garantir a qualidade das compras que estão realizando, assim como as negociações mais favoráveis possíveis para a saúde financeira do seu negócio.
18/12/2024
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Equipe ASSERJ vai a campo para viver a realidade do varejo supermercadista
A ASSERJ, cumprindo a missão de unir, servir e representar com excelência o setor supermercadista, investe na qualificação dos profissionais estejam eles atuando nas lojas ou na Associação. Neste ano, todo time da ASSERJ participou do treinamento “Noções básicas sobre varejo e supermercado”, e a equipe de Comunicação e Marketing teve a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre o setor numa capacitação exclusiva, estruturada pela Escola ASSERJ. O Programa de Imersão no Varejo contou com treinamentos, palestras e visita a campo. O objetivo da formação é apresentar conceitos, estratégias e tendências desse setor vivo e pujante, fundamental para o abastecimento das famílias. Dividido em módulos, o programa teve como instrutores a consultora de Varejo da ASSERJ, Walquyria Majeveski, e Marcos Rabstein, CEO da M2All, empresa de consultoria especializada em varejo. Rabstein ministrou o módulo “Gestão de Categorias”, composto pelos seguintes temas: logística e estoque (reposição de produtos em loja); gestão de produtos por categorias; merchandising sensorial; fiscal de loja; frente de loja e rupturas. Já Walquyria Majeveski apresentou o universo do varejo supermercadista com todas as especificidades do setor como jornada do cliente, estratégias de trade marketing, precificação e operação de loja. Para fechar o programa como chave de ouro, Walquyria conduziu o time de Comunicação numa visita de imersão à filial Abelardo Bueno do Supermercados Mundial, na última quinta-feira 12. Foram observados pontos de atenção que favorecem a jornada do cliente, e o grupo pôde colocar em prática o que foi aprendido no treinamento. A consultora ressaltou a exposição dos produtos nas gôndolas, de acordo com as estratégias de gestão de categoria, e falou sobre precificação, sinalização, manipulação de alimentos e outros aspectos importantes para criar uma experiência positiva aos clientes. A gerente de Gestão de Pessoas, Michelle Rodrigues, destacou a relevância da Escola ASSERJ na qualificação contínua dos profissionais. “Ao investir na capacitação da equipe, a Associação aprimora habilidades e conhecimentos individuais e também fortalece a excelência dos serviços prestados ao setor supermercadista como um todo. O Programa de Imersão no Varejo foi uma oportunidade única de integrar teoria e prática, proporcionando um aprendizado valioso e aplicável. Nosso compromisso com a formação contínua é fundamental para garantir que todos estejam preparados para os desafios e as inovações do mercado varejista”, finaliza. Para o próximo ano, já estão sendo preparados novos treinamentos tanto para o time da ASSERJ quanto para os colaboradores dos supermercados, que terão um portfólio atualizado de cursos para atuar com excelência. Acompanhe tudo aqui no nosso site.
18/12/2024
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Supermarket Barra Oeste transforma compras em experiência no Via Parque
Telas interativas e espaço gastronômico são alguns dos diferenciais da loja, que espera receber 2,5 mil pessoas por dia Com foco no público que frequenta o shopping Via Parque, na Barra da Tijuca, o Supermarket Barra Oeste inaugurou, nesta terça-feira (17), sua mais nova loja. Com um investimento de R$ 20 milhões e expectativa de R$ 8 milhões de vendas mensais, a unidade é a 11ª do grupo e a 143ª da rede, trazendo novidades que prometem transformar a experiência de compra. Ela ocupa uma área de 5,3 mil m² e conta com mais de 12 mil SKU à disposição dos clientes. Para garantir praticidade, são 16 caixas tradicionais e 8 de autoatendimento. Os horários de funcionamento são de 6h30 às 23h, todos os dias da semana, e a expectativa é atender cerca de 2,5 mil pessoas por dia. Para tudo sair como planejado, ela conta com 230 colaboradores diretos, detalha o sócio-diretor Roberto Carlos Pereira Batista espera receber em torno de 2,5 mil pessoas por dia. Novidades e experiências exclusivas Um dos grandes diferenciais da loja é o espaço dedicado à rotisseria e ao café da manhã, além de uma pizzaria que funciona no período da noite. Outro destaque é o sommelier digital, que ajuda os clientes a escolherem vinhos de forma personalizada, e os preços eletrônicos na área de frutas, legumes e verduras. A etiqueta digital foi citada na última edição da Revista Super Negócios na editoria Vale a Pena. Todos os colaboradores receberam um treinamento especial para proporcionar um atendimento diferenciado ao cliente. Um grande desafio, descreve a diretora de RH Cris Felix: “O maior desafio foi a gente recrutar essa quantidade de pessoas nessa época do calendário sazonal. E também a qualificação dessas pessoas. Tivemos, por exemplo, uma consultoria para a parte de massa, produzida com fermentação natural, inédita no grupo, e acho que na rede.” Com apoio da Megamidia, a loja conta com uma tecnologia interativa que impacta o shopper com ofertas e promoções. O QR Code está na revista da Rede na loja Via Parque e ele direciona o cliente para um canal com opções de entrega, receitas e muitas novidades. A ideia, explica Idiomar Menegaz, Trade Marketing do grupo , é criar todas as conexões possíveis. “E vejo, como diferencial, e ao mesmo tempo inédito, o fato de impactar o consumidor em casa e também no chão de loja.” Espaço Experiência e ações promocionais Outra novidade é o Espaço Experiência, um ambiente exclusivo para a indústria apresentar seus produtos e interagir diretamente com os clientes. Durante o período de Natal, por exemplo, a Coca-Cola decorou o espaço com enfeites natalinos e uma cadeira de Papai Noel, onde os clientes podem tirar fotos e levar as imagens impressas como recordação. Na área externa ainda tem uma vitrine com um LED Com todas essas inovações, o Supermarket do Via Parque se posiciona como mais que um supermercado, mas como um centro de convivência e experiências que vai ao encontro das expectativas do público da Barra da Tijuca. Desejamos muito sucesso e ótimas vendas!
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